terça-feira, 4 de agosto de 2009

Espírito Santo Amém



Cansei de falar do Acre. Agora é Espírito Santo ( A bandeira desconhecida deste estado ilustra o começo o texto.),também conhecido como primo pobre do Rio de Janeiro ,isto é a Colônia de Exploração Turística Espírito Santo de Minas Gerais, ou seja, casa de praia dos mineiros. Apesar de quase ninguém se lembrar de sua existência, é uma unidade federativa muito importante, por algum motivo que não vem ao caso. Sua principal função é aumentar a distância entre o Rio de Janeiro e a Bahia e sua função secundária é atrapalhar Minas a ter mar.

Faz fronteira com a Bahia (de onde vêm os filhos bastardos da familia Magalhães para utilizar os serviços de saúde do estado do Espírito Santo), Rio de Janeiro (para o qual oferece abrigo temporário às vítimas de balas perdidas e às protagonistas de novelas da Rede Globo), Minas Gerais, para o qual oferece auxílio pedagógico para o aprendizado de como ser gente a esses mineiros incapazes de viver sozinhos e próximos do mar sem fazerem nada.

A capital é Vitória (apesar de não ter ganhado porra nenhuma), mas é em Guarapari que estão as mais belas praias. Vila Velha tem os mais belos valões. O Porto de Tubarão destruidor de pulmões e a fábrica da Garoto. são as únicas indústrias do município de importância nacional.

O Espírito Santo é conhecido por ser o Brasil dentro do Brasil por ser um aglomerado de todas as culturas brasileiras juntas em um estado só. O Espírito Santo é o único estado onde se pode dançar forró, ficar horas engarrafado no trânsito, ver um ônibus pegar fogo, ir ao Cristo Redentor (de Colatina), desfrutar de um assalto a mão armada e ir a um baile funk; ou seja, o melhor da cultura brasileira você sempre pode encontrar no Espírito Santo. Devido a isso, muitos guias de viagem usam o Espírito Santo para poder mostrar toda a cultura Brasileira para estrangeiros que estão visitando o Brasil, sem precisar viajar muito.
Outra cidade deste estado é Cachoeiro de Itapemirim que temo como principal fato histórico ser a cidade de nascimento de Roberto Carlos.

Capixabas Famosos
Além do Rei Roberto Carlos, muitos capixabas conseguiram amplo destaque em cenário nacional:

• Juninho Capixaba: ponta-de-lança dos juvenis do Cruzeiro na década de 60.
• Zé Ambrósio: pegou uma palheta da guitarra do Slash no show do Guns 'n' Roses.
• Aílton Alfredo: primeiro capixaba a fazer a travessia Vitória-Vila Velha nadando borboleta.
• Epaminondas Filho: funcionário número 1 da Fábrica da Garoto.
• Maria Odete: primeira babá de Roberto Carlos.
• Aríldo Borges: Herói linharense. Fez aquele gol contra o Fluminense em 1994.
• Paulo Sérgio: Ex-goleiro de futebol do Fluminense, Botafogo e Seleção Brasileira, atualmente faz comentáros de no máximo 12 segundos no Globo Esporte ES.
• Fábio Luiz: Atleta do Voley de Praia vice-prata nas Olimpíadas de Pequim, ao lado daquele cearense (mas a culpa foi dele).
• Luiz Paulo Velozo Lucas: ex-cumplice do Collor.
• Lady Laura: dona de um puteiro em Vila Velha.
• Dead Fish: a maior banda do litoral mineiro.
• Luciano Viana: ator global desconhecido.
• Aquela puta que ferrou o governador de Nova York, posou pelada e ninguem lembra mais o nome.

Esporte

O Esporte Nacional do Espírito Santo é o Capixababol. Pouco se sabe a respeito deste esporte, mas turistas mineiros em férias reportaram que tem algo a ver com bombom Garoto e com alguma canção do Roberto Carlos.

No futebol, alguns times se destacam em cenário nacional, como o Flamengo, o Vasco da Gama, o Fluminense e o Botafogo. Embora mandem seus jogos no estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica, esse times costumam mandar jogos menores no Maracanã.

O Espírito Santo também se orgulha de ser o Estado onde nasceu o "Handball de Praia" e o "Basquetebol de Praia". O primeiro campeonato terminou empatado devido a impossibilidade de condução da bola durante as partidas. Feras como Guruçá, Zé Gotinha e Peter Johnson prestigiaram o evento.

2 comentários:

Unknown disse...

pra quem nao tem o que fazer ate que vc se saiu bem. Nao sei onde vc mora, mas seja la onde for, seu estado vai ter que suar muito pra chegar ao espirito santo.

Unknown disse...

Muito desnecessário essa "matéria " o espírito santo é um belíssimo estado e tem muitas muitas qualidades acho que não deveriam fica falando esses tipo de coisas. Sou capixaba e tenho muito orgulho de mora nesse estado maravilhoso....