quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

No Dia do Cego, Vamos de Ray Charles

Saravá misifios!

Hoje é dia do Cego. E do oculista também. Combinação estranha? Pois é. Mas como gosto de sempre mencionar uma data curiosa, achei que esta seria um bom gancho para o vídeo abaixo.

Hit The Road Jack é o maior clássico do R&B na minha opinião. Ray Charles que ficou cego aos sete anos devido a um glaucoma iniciou sua carreira tocando piano e cantando em grupos de gospel, no final dos anos 40. A princípio influenciado por Nat King Cole, trocou o gospel por baladas profanas e, após assinar com a Atlantic Records em 1952, enveredou pelo R & B.

Quando o rock & roll estourou com Elvis Presley em 1955, e cantores negros como Chuck Berry e Little Richard foram promovidos, Ray Charles aproveitou o espaço aberto na mídia e lançou sucessos como I got woman (gravada depois por Elvis), Talkin about you, What I'd say, Little girl of mine e Hit The Road Jack, entre outros, reunindo elementos de R & B e gospel nas músicas de uma forma que abriram caminho para a soul music dos anos 60, e tornando-o um astro reverenciado do pop negro.

Agora, caia na estrada com este vídeo.


Axé

Nenhum comentário: